quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pesquisa: Tereza Rodrigues auxilia americano Joshua Franklin em doutorado


Pesquisa: Tereza Rodrigues auxilia americano Joshua Franklin em doutorado

Intercambista pela Fundação Fulbright prepara tese sobre o direito à saúde trans no Brasil
Professora Tereza Rodrigues e o americano Joshua Franklin
Professora Tereza Rodrigues e o americano Joshua Franklin
A professora pós-doutora Tereza Rodrigues Vieira, do mestrado em Direito Processual e Cidadania e da graduação em Direito da Universidade Paranaense – Unipar, foi convidada para auxiliar um acadêmico americano na elaboração de sua tese. Joshua Franklin faz doutorado pela Princeton University, de New Jersey/ Estados Unidos e desenvolve o estudo Claiming the Right to Transgender Health in Brazil (Reivindicando o direito à saúde trans no Brasil).
Joshua Franklin é bolsista da conceituada Fundação Fulbright (Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil). E Tereza Vieira é um dos nomes de maior expressão em pesquisa nesta área.
“A transexualidade está sendo muito debatida ultimamente, pois há uma forte corrente que deseja retirá-la da Classificação Internacional de Doenças (CID), como ocorreu com a homossexualidade”, diz a professora, que se orgulha por estar colaborando com o estudante na coleta de informações, que aconteceu em São Paulo. “Eu mesma já estudei fora, na França e no Canadá, e sei o quanto é importante encontrar pesquisadores receptivos e com vontade de socializar o que sabem”, ressalta.
A professora, que tem vários livros publicados, no mês passado lançou a segunda edição do livro ‘Nome e Sexo: Mudanças no Registro Civil’, pela editora Atlas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário