quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasília
Tereza Rodrigues Vieira, professora do Mestrado em Direito da UNIPAR, esteve de 7 a 10 de setembro em Brasília participando de Congresso Nacional de Bioética realizado no Royal Tulip Hotel, localizado às margens do Lago Paranoá, vizinho ao Palácio da Alvorada. A programação científica do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA contou com diversos palestrantes estrangeiros, habituados à bioética clínica. Doutora Tereza apresentou o tema O Estatuto da Diversidade Sexual e a vulnerabilidade da população LGBT. Referida professora foi indicada pela OAB Federal para redigir o Estatuto da Diversidade Sexual, juntamente com oito advogados de destaque nacional.
As discussões e reflexões em temas de bioética tem se ampliado por todo o mundo, por ser um importante instrumento utilizado na luta por uma sociedade ética e pluralista. Trata-se de uma maneira diferente de pensar na plena realização de si e na melhor qualidade de vida. A meu ver, “a bioética tem se mostrado importante na discussão dos temas que envolvem a vida, a morte, a qualidade de vida e a dignidade humana. Ressaltou-se muito neste Congresso a imprescindibilidade dos Comitê de Ética em Pesquisa, o qual possui o escopo de proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados e a credibilidade das fontes. A UNIPAR já possui o seu Comitê bem estruturado e atento às normas éticas. Alguns cursos da UNIPAR possuem a disciplina Bioética em sua grade curricular, cuja principal finalidade é refletir sobre os conflitos e controvérsias morais. Foi bastante positivo o evento, pois nem sempre temos a oportunidade de discutir com pesquisadores nacionais e internacionais as dimensões morais das ciências da vida e atenção à saúde, de forma interdisciplinar. “
Consulex
Dra Tereza Vieira aproveitou a visita à capital federal e visitou a Editora Consulex, onde confirmou com sua Diretora Executiva, Adriana Zakarewicz, a publicação de mais duas obras sobre Minorias e a segunda edição de Ensaios de Bioética e Direito. Esta última, com participação em 5 capítulos de ex-alunos da Unipar do curso de Direito e Psicologia. Professora Tereza leciona no Mestrado em Direito da UNIPAR a disciplina Biodireito e a tutela jurisdicional das Minorias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário