terça-feira, 4 de outubro de 2011

Publicada em: 22/06/2011 às 15:02

Umuarama: Ex-aluno de Direito é aprovado em concurso para Juiz Federal

João Paulo Nery dos Passos Martins concorreu com 2.868 inscritos; ficou na 11ª colocação
O ex-aluno, João Paulo Nery dos Passos Martins O ex-aluno, João Paulo Nery dos Passos Martins
Envolvimento com o curso escolhido e a futura carreira; dedicação e compromisso em fazer valer a pena os anos passados na Universidade, aproveitando todas as oportunidades ofertadas. Foram estes os objetivos que guiaram o ex-aluno do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, João Paulo Nery dos Passos Martins, 31 anos.
João Paulo cursou a graduação no período entre 1998 a 2002, já trilhando caminhos em busca de uma carreira de sucesso. Ele exerce a atividade de analista judiciário na Justiça Federal em Umuarama, desde sua aprovação em concurso público da Justiça Federal em 2004.
Agora, o advogado comemora a aprovação no 14º Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O concurso reuniu 2.868 inscritos. Foram 25 aprovados, de diversos estados do País. João Paulo angariou a 11ª colocação.
“O João Paulo sempre foi um aluno muito aplicado; na iniciação científica foi um dos mais dedicados que acompanhei. Ele foi meu orientando em dois projetos desenvolvidos na Unipar, com temas ligados à ética na advocacia, inclusive recebeu dois prêmios da OAB - Federal, em concurso nacional de monografias sobre o assunto”, conta a professora doutora Tereza Rodrigues Vieira, pesquisadora da Unipar.
“Os prêmios foram entregues no Rio de Janeiro e Brasília, em sessão especial. Também foi premiado em um outro concurso sobre comércio eletrônico, tendo recebido como prêmio do site iBazar o pagamento de um semestre de faculdade”, emenda.
A professora relembra ainda o comprometimento do estudante com estudos multidisciplinares: “Ele sempre foi muito atento às orientações, dicas e estudo de idiomas estrangeiros, requisitos essenciais para o desenvolvimento de boa pesquisa. Os trabalhos desenvolvidos na Unipar, com as pesquisas do curso orientadas por mim, foram apresentados em diversos congressos no Paraná e em São Paulo”.
A posse dos 20 primeiros colocados no concurso foi realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre/PR, com a presença dos desembargadores federais, autoridades convidadas e familiares dos aprovados (em 6/6). Os novos juízes federais substitutos ainda deverão passar por um curso de formação; somente após isso assumirão as vagas existentes na Justiça Federal dos três Estados da região Sul.
Prova objetiva seletiva na primeira etapa, duas provas escritas, sendo uma teórica e outra prática, com duas sentenças (de natureza cível e penal), sindicância da vida progressiva e investigação social, exame de sanidade física e mental e psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos foram as etapas pelas quais o ex-aluno precisou passar para garantir o resultado.
“A aprovação do João Paulo no concurso não foi surpresa para mim, pois sabia que a dedicação exemplar o conduziria a postos de prestígio. Graças a Deus e ao esforço dele, conseguiu. Escrevemos um livro juntos, publicado pela respeitada Editora Vozes. A Unipar forneceu o caminho com bolsa de pesquisa e orientador. O bom resultado chegou. Eu disse que seria difícil, mas valeria a pena”, orgulha-se Tereza Rodrigues Vieira.
História
Durante a graduação, aplicação e disciplina não faltaram. Sob orientação da professora doutora Tereza Rodrigues Vieira, docente do mestrado em Direito Processual e Cidadania atualmente, ele foi bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), no período de 1999 a 2002.
Integrar o Pibic lhe oportunizou participar de vários eventos científicos e publicar cerca de 15 artigos sob orientação ou em co-autoria com a professora Tereza Rodrigues. Prêmios também fazem parte do currículo: 3º lugar no Concurso de Monografias da Campanha ‘Ética na Advocacia’, realizado pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em âmbito nacional, em 1999; 3º lugar no Concurso de Bolsas de Estudo do site iBazar, em 2000, e 3º lugar no 2º Concurso Nacional de Monografias Jurídicas sobre Ética na Advocacia, realizado pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 2002.
Em 2007, após formado, o ex-aluno também publicou o livro ‘Ética no Direito’, pela Editora Vozes, em parceria com a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário